Objetivos e Metodologia de Trabalho

Aqui, trouxemos a exposição dos objetivos que certificam o nosso trabalho, queremos mostrar à vocês a amplitude que é o Observatório e o que ele pretende alcançar com tanta determinação.

Objetivo geral

Levantar, produzir, sistematizar e publicizar dados que gerem indicadores sobre a situação das políticas públicas existentes no município de São Luís do Maranhão direcionadas a população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras orientações sexuais e identidades de gênero).

Objetivos Específicos

  1. Mapear e diagnosticar programas, projetos e ações destinadas a população LGBTI+ nos eixos de: Segurança Pública; Saúde; Educação; Assistência Social; Trabalho e Renda; Cultura, Turismo e lazer.
  2. Possibilitar o acesso dos diferentes agentes sociais – poder público, sociedade civil, instituições de pesquisa e universidades – sobre o desempenho das políticas públicas em São Luís direcionadas a população LGBTI+;
  3. Criar uma rede de articulação de trocas de informações com ONGs, instituições públicas e privadas, que viabilizem a coleta dos dados e a checagem das informações obtidas;
  4. Construir indicadores que propiciem a avaliação do desempenho das políticas públicas LGBTI+ no município de São Luís;
  5. Publicizar informações sobre situação das políticas públicas LGBTI+ no município de São Luís, com fins de orientar agentes públicos, privados e lideranças comunitárias, população LGBTI+ e sociedade em geral quanto ao acesso e garantia dos direitos desse seguimento;
  6. Construir e manter um canal virtual fixo de comunicação, divulgação de dados e recebimento de denúncia de colaboradores sobre violações de direitos humanos da população LGBTI+.
  7. Analisar e apontar elementos para subsidiar as políticas públicas de inclusão social e de combate às desigualdades para a população LGBTI+, primando pela intersetorialidade, Interseccionalidade, e transversalidade na proposição e implementação dessas políticas.

O Observatório Maranhense norteia suas ações a partir dos seguintes eixos de monitoramento:

Segurança pública
Saúde
Educação
Assistência social
Trabalho e Renda
Cultura, Turismo e Lazer

Através de cada um é possível realizar o levantamento de todas as ações, programas e projetos desenvolvidos voltados à população LGBTI+ no estado.

Buscamos socializar as informações e cobrar do poder público a efetividade e a implementação de programas e projetos para a comunidade, pois acreditamos que não estamos aqui apenas para destacar números mas sim para visibilizar nossas vozes na sociedade.

Assim, nossas atividades se configuram como um mapeamento, em relação aos objetivos e assume o caráter de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. 

Nesse sentido, adotamos como estratégias para coleta de dados:

  • Acompanhamento por meio de mídias virtuais e impressas,
  • A notificação de casos de LGBTfobia,
  • Criação de uma rede de informações com ONGs, instituições públicas, privada e ativistas